Hoje, 14 de abril, é o dia mundial do café. A especiaria é uma das bebidas mais apreciadas em todo mundo, não só pelas suas características organolépticas, mas também pelo seu efeito estimulante.
A sua composição química pode variar de acordo com a espécie de café utilizada, temos 2 tipos mais utilizados: o Coffea arábica a mais utilizada, mais apreciada, com melhor valor comercial e a Coffea canephora sua variedade mais comum é conhecida como robusta, tem maior teor de cafeína e compostos fenólicos.
Deste modo, os efeitos do consumo de café irão depender da qualidade dos compostos químicos ingeridos, um consumo moderado em torno de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg de cafeína/dia).
Os efeitos benéficos do café-
- A cafeína que é uma substância estimulante que pode ter efeito no organismo após a ingestão e de doses baixas à moderada, melhorando a performance cognitiva, o estado de alerta, concentração, nergia e redução da sonolência e cansaço.
- A cafeína também pode auxiliar no metabolismo pela ação termogênese induzindo a perda de peso e queima da gordura corporal.
- Quanto ao metabolismo os compostos clorogénico derivados do efeito da torra do café pode reduzir o desenvolvimento de Diabetes tipo II, melhorando os marcadores inflamatórios e a resistência insulínica.
- A cafeína parece ter também um papel ativo no alívio da dor (efeito analgésico), e pode ser encontrada como adjuvante de várias preparações medicamentosas, frequentemente utilizadas no combate às dores de cabeça, ou potencializador de outros compostos como paracetamol, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno.
O consumo moderado de cafeína não acarreta riscos á saúde, porém doses elevadas podem induzir efeitos como taquicardia, palpitações, insónias, ansiedade, tremores, dores de cabeça e náuseas. Aumento da pressão arterial pelo efeito vasoconstritor. A ingestão de café por pacientes com deficiência de ferro não é recomendada, pois o café possui os compostos fenólicos os quais inibem cerca de 40% a absorção de ferro, principalmente se for ingerido logo após as refeições.
*Texto: Sandra da Silva Maria – Nutricionista – CRN 20 473