Fundamental para o funcionamento do nosso corpo, o colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. E também muito importante na formação de hormônios como a vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras de alimentação.
Segundo a nutricionista, Sandra Maria, uma boa alimentação associada a atividades físicas é essencial para melhorar os índices de colesterol. “ As mudanças nos hábitos de vida com a introdução de exercícios físicos, e uma alimentação saudável com menos gordura animal e redução de açucares já é um bom começo”.
Veja algumas dicas da nutricionista para reduzir o colesterol:
- As fibras auxiliam no peristaltismo intestinal e no sequestro das gorduras. Elas estão presentes nas verduras e frutas principalmente quando ingeridas com casca e bagaço. E se for ingerir frutas sem cascas como; banana, mamão, manga o ideal é acrescentar aveia, mix de farelos, linhaça ou chia.
- O Omega 3 é um potente anti-inflamatório e modulador do perfil lipídico, pode ser encontrado em peixes de águas profundas como: sardinha, arenque, salmão ou e linhaça.
- Reduzir a ingestão de açúcares como sucos, refrigerantes e doces. Pois os excessos serão convertidos em triacilglicerídeos.
- Substitua os alimentos refinados como arroz, farinhas, biscoitos por alimentos integrais.
- Evite frituras e carnes com excesso de gordura.
- Inclua na sua alimentação gorduras monoinsaturadas como abacate, açaí, castanhas, nozes.
*Sandra da Silva Maria – Nutricionista – CRN 20 473